Nessa sexta-feira 30 de setembro às 11h, os anciões que formam parte dos clubes paroquiais realizarão uma grande “caminhada pela dignidade das cabeças brancas” para solicitar às autoridades ser escutados em suas necessidades.

A Coordenadora do Programa do Adulto Maior de Cáritas Chile, Muriel Abad, comenta que a atividade teve grande acolhida e está organizando-se para que seja uma grande festa dos adultos maiores. A idéia é que também participem as famílias e os jovens para sensibilizar à sociedade frente à problemática que vivem milhares de pessoas maiores no país do sul.

Durante a caminhada também se entregará uma carta às autoridades aonde se enumeram as principais inquietações expostas no recente Congresso Nacional 2005, no qual participaram mais de 100 dirigentes dos dois mil clubes paroquiais que existem no Chile. No Santiago o percurso se fará da Catedral Metropolitana ao Palácio de La Moneda, aonde esperam entregar o documento às autoridades do Governo.

Cada diocese se encontra organizando esta atividade por meio de seus encarregados de adultos maiores ou diretores da Pastoral Social, com o fim de unir as forças necessárias para colaborar na construção de uma sociedade mais justa e em solidariedade com todas as pessoas. Um dos objetivos dos próprios adultos maiores com esta caminhada é fazer notar à sociedade que são um grupo vigente com muita força e com a capacidade de seguir contribuindo ao país e assim deixar de ser marginados, como se sentem até agora.

Para maior informação, pode escrever a pabarca@caritaschile.org