A Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) expressou sua proximidade com as pessoas que sofrem por causa dos furacões no país e chamou os fiéis à solidariedade com os afetados.

O furacão Iota, de categoria 5, o nível mais alto na escala de intensidade, atingiu o Caribe colombiano na segunda-feira e estima-se que a área mais afetada tenha sido a ilha de Providencia, onde deixou 98% da infraestrutura danificada. Também atingiu a ilha de San Andrés.

 

O presidente da Colômbia, Iván Duque, indicou que é "a primeira vez na história de nosso país que vemos um furacão de categoria 5 atingir nosso território" e fez "um grande apelo ao setor privado e à sociedade colombiana" para prestar assistência nesta emergência.

Além disso, o país vem enfrentando uma temporada de chuvas, que já atingiu 11 municípios e mais de 28 mil vítimas de chuvas e inundações no departamento de Chocó, o mais pobre da Colômbia.

 

Em um comunicado, a Conferência Episcopal expressou sua proximidade fraterna com todas as vítimas, especialmente com as “comunidades até agora mais afetadas, no território das Arquidioceses de Cartagena e Santa Fé de Antioquia, as Dioceses de Quibdó e Istmina - Tadó e o Vicariato Apostólico de San Andrés e Providencia”.

Os bispos indicaram que pedem a Deus pelo descanso dos falecidos, pelo "consolo para os seus entes queridos, a rápida recuperação dos feridos e doentes, a força para os que perderam as suas casas e outros meios de subsistência".

A conferência destacou que, por meio da Secretaria Nacional de Pastoral Social (SNPS), foram lançadas ações humanitárias para atender à emergência, assim como os Bancos de Alimentos das jurisdições eclesiásticas.

 

“As dimensões dessas tragédias são imensas e as consequências devastadoras. Por isso, fazemos um apelo urgente à solidariedade de todo o povo colombiano, para que seja possível aliviar a dor dos irmãos que foram afetados por estas catástrofes”, pediu.

Para prestar assistência, a conferência indicou que foram abertos canais para receber doações nas dioceses das áreas mais afetadas e exortou as comunidades a rezar para que "Deus nos conceda superar essas situações tão difíceis".

“Ele nos conforta em todas as nossas lutas, para que nós também possamos consolar aqueles que estão em todas as tribulações”, concluiu.

As doações podem ser feitas às dioceses ou por meio de uma conta nacional que será publicada nas páginas oficiais da CEC e SNPS.

Mais em

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: