O Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), publicou hoje o Documento de Participação que conduzirá os trabalhos por volta da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, a celebrar-se em 2007. O texto completo pode ser baixado tanto em PDF como em formato hipertexto no site oficial desta histórica reunião: www.celam.info

O documento se intitula "Rumo à V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe: Discípulos Missionários de Jesus Cristo para que nossos povos nEle tenham vida. Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6)". O texto está dirigido aos bispos, colaboradores e comunidades cristãs da América Latina e Caribe.

Na apresentação, o Presidente do CELAM e Arcebispo de Santiago do Chile, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, afirma que "são tantos os desafios no início do terceiro milênio que marcam nossa vida pessoal, familiar, pastoral, comunitária e social, que queremos descer até chegar com profundidade ao sujeito que lhes dará resposta, depois de encontrar-se com o Senhor".

"Bem sabemos que um documento de participação não é o esboço do documento final. É apenas um convite, sem dúvida incompleto, de maneira que possam confluir com facilidade as contribuições de todos, a partir das experiências, as reflexões, os ministérios e os carismas que lhes deu o Espírito Santo", indica.

Na introdução se explica que "o Documento de Participação, como seu nome o indica, expõe o temário da V Conferência Geral e busca suscitar a participação mais ampla possível nesta etapa de preparação dessa hora de graça e de condução pastoral. centra-se na vocação dos discípulos e missionários de Cristo, chamados por Ele ao início do terceiro milênio, para que nossos povos possam saciar sua sede de vida em Cristo".

O capítulo I remete-se aos desejos mais profundos da existência como seres humanos e como batizados. O capítulo II propõe tomar consciência das bênçãos de Deus através da Boa Notícia que chegou como uma mensagem de esperança a estas terras.

A partir disto, no capítulo III se convida a ir ao encontro de Jesus Cristo e permanecer nele como discípulos e missionários deles que vivem na comunhão da Igreja, e no capítulo IV se expõem os desafios da Igreja ao início do terceiro milênio.

O último capítulo se refere à urgência da missão encomendada por Jesus Cristo e fica aberto às reflexões e as contribuições que se enviem às Conferências Episcopais.