Doze destacados de teólogos de diversas partes do mundo participarão nesta quinta-feira da videoconferência "A pregação na vida da Igreja", organizada pela Congregação para o Clero e que os usuários de Internet poderão acompanhar pelo site do dicastério vaticano.

A videoconferência reunirá teólogos de Roma, Madri, Nova Iorque, Bogotá, Ratisbona, Sydney, Manila, Moscou, Taiwan e Johannesburgo.

A conferência organizada pela Congregação que dirige o Cardeal Darío Castrillón Hoyos, poderá ser acompanhada ao vivo a partir das 12h (hora de Roma), ou reprisado através da Internet.

De Roma, o Arcebispo de Chieti-Vasto e membro da Comissão Teológica Internacional, Dom. Bruno Forte, abordará "Os desafios e oportunidades dos novos areópagos. Como será a forma da pregação no terceiro milênio?". Por sua vez, o professor Antonio Miralles analisará "As verdades de fé" e o sacerdote Paolo Scarafoni, reitor do Ateneu Pontifício Regina Apostolorum de Roma refletirá sobre "A pregação na formação dos seminaristas".

De Madri, o professor da Faculdade de Teologia São Dâmaso de Madri, Alfonso Carrasco Rouco, falará sobre "A obrigação do pregador de chegar sempre a uma conclusão moral e espiritual" com referência ao número 24 dos "Praenotanda" do Ordo Lectionum Missae.

O Bispo de Ratisbona (Alemanha), Dom. Gerhard Ludwig Müller, exporá na diocese bávara "A concepção da relação entre Palavra e Sacramento", enquanto o Bispo Auxiliar do Sydney, Dom. Julian Porteous, explicará "A relação entre pregação e catequese".

Em Manila, o professor José Vidamor Yu, dissertará sobre "O presbítero, mestre da Palavra", enquanto que o professor Michael Hull, de Nova Iorque, explicará "A proibição da homilia feita por leigos e o significado da reserva da homilia aos ministros sagrados".

Conforme informa a Congregação, de Moscou intervirá o professor Igor Kowaleski, com a exposição titulada "A pregação como colaboração na função do bispo", enquanto que de Bogotá, o professor Silvio Cajiao refletirá sobre "O direito originário da Igreja de pregar o Evangelho".

Finalmente, em Taiwan, o professor Louis Aldrich, tratará sobre "O dever do pároco de anunciar integralmente a Palavra de Deus" e, por sua vez, o professor Stuart Bate, dos Oblatos de Maria Imaculada, participará em Johannesburgo sobre "A dimensão apostólica sacramental da pregação".