Ao comentar o triunfo dos partidos Direito e Justiça (PIS) e Plataforma Cívica (PO) nas eleições da Polônia, o Arcebispo de Varsóvia-Praga, Dom Leszek Slawoj Glódz, considerou que o voto garantirá a estabilidade e marcará o fim da era pós-comunista.

Para o Prelado, no resultado não influiu o “efeito Wojtyla” mas sim os laços com o sindicato Solidariedade que tinham os partidos ganhadores. Tanto o PIS como o PO –explica o Bispo ao Serviço de Informação Religiosa (SIR)– têm raízes no sindicato Solidariedade. Os líderes destes partidos, os gêmeos Kaczynski e Donald Tusk são conhecidos desde há muito tempo e são da cidade de Danzk. Isto tornará mais fácil o processo de governalidade e de estabilidade”.

Sobre a derrota da esquerda, Dom. Glódz declarou que “apesar de terem sido renovados, os pós-comunistas ainda não podem contar com o apoio das novas gerações”.

A militância de muitos católicos nas filas do PIS e do PO dá esperanças ao Arcebispo “sobre a concepção da vida, do aborto, da eutanásia, sobre o valor que se deve dar à família, há amplia convergência entre os partidos vencedores, e portanto também no não ao aborto, não a clonagem, não à eutanásia e não à pesquisas com embriões”.