Os bispos católicos da Irlanda do Norte receberam com beneplácito a notícia da deposição das armas do IRA, movimento que concluiu seu desarmamento total.

“Isto representa uma medida de confiança bastante grande a favor de uma sociedade pacífica na Irlanda do Norte. O anúncio de hoje é uma reivindicação dos esforços realizados por todos aqueles que ao longo dos anos, trabalharam valorosamente para substituir a violência pelo diálogo”, afirmaram.

Os prelados se reuniram em Maynooth e daí fizeram “um chamado aos outros grupos paramilitares para que também se comprometam a obter a paz mediante meios pacíficos”.

Os bispos felicitaram a Comissão encarregada de monitorar o desarmamento, em particular às duas testemunhas da deposição das armas: O Padre Alex Reid e Harold Good, que expressaram seu “compromisso através dos anos para resolver este conflito da nossa sociedade”.

Por sua vez, o General John de Chastelain, chefe da comissão encarregada de fiscalizar o desarmamento, anunciou que o IRA depôs a totalidade das armas que tem em seu poder. “observamos e verificou os eventos para eliminar as armas (do IRA). Acreditam que o IRA deixou todas as armas que tinha em seu poder”. Segundo o General, se fez um inventário das mesmas, entre as quais se encontraram rifles, pistolas, explosivos, substâncias, etc.

O anúncio dos bispos irlandeses vem logo depois de que, em 28 de julho deste ano, o IRA anunciou oficialmente a deposição de suas armas. A Armada Republicana Irlandesa (IRA) fundou-se em 1916. Com o estabelecimento do estado livre irlandês em 1922, este grupo se tornou um forte opositor do governo e em uma força que procurava a separação da Irlanda do Norte.

Logo depois de anos de confrontos, o processo de paz se inicia em 1994 quando o IRA declara um afastamento de hostilidades e se iniciam uma série de conversações em 1995. Em 1997 é declarada uma nova trégua e  assinado o acordo de Sexta-feira Santa em abril de 1998, que põe fim aos enfrentamentos armados entre católicos e protestantes.