O Relatório McCarrick mostra que o Papa São João Paulo II foi enganado sobre o ex-cardeal Theodore McCarrick, disse o presidente da Conferência Episcopal Polonesa, Dom Stanislaw Gadecki.

Em uma declaração de 13 de novembro, o Arcebispo polonês explicou que “antes da nomeação de McCarrick para Washington, o Papa não recebeu informações completas dos bispos norte-americanos sobre seu comportamento moral, e o próprio McCarrick mentiu, em uma carta de 6 de agosto de 2000, dizendo que não tinha relações sexuais com ninguém”.

O prelado, que também é Arcebispo de Poznan, se referiu a uma parte do relatório na qual se assinala que João Paulo II pediu ao Núncio Apostólico nos Estados Unidos em 2000 que entrasse em contato com 4 bispos de Nova Jersey para consultar se McCarrick havia tido algum tipo de comportamento inadequado com jovens.

Os bispos disseram que McCarrick, então Arcebispo de Newark, compartilhou sua cama com jovens, "mas não indicaram com certeza que McCarrick teria se envolvido em má conduta sexual".

O relatório conclui que três dos quatro bispos deram ao Vaticano "informações imprecisas e incompletas".

“Provavelmente esta informação imprecisa parece ter impactado nas conclusões dos assessores de João Paulo II e, consequentemente, no próprio João Paulo II”, indica o texto.

Na carta de 6 de agosto de 2000 citada por Dom Gadecki, McCarrick insistiu em que “nos 70 anos da minha vida jamais tive relações sexuais com pessoa alguma, homem ou mulher, jovem ou velho, e não abusei nem tratei ninguém com desrespeito”.

A carta foi enviada àquele que foi por mais de 40 anos secretário pessoal do Papa polonês, o então bispo Stanisław Dziwisz e que mais tarde se tornaria Arcebispo de Cracóvia (Polônia).

Na véspera da publicação do Relatório McCarrick, um programa de televisão acusou o agora Cardeal Dziwisz de negligência diante do abuso sexual clerical. O cardeal, de 81 anos, disse em 9 de novembro que está preparado para cooperar com uma comissão independente que irá "esclarecer esses temas".

O Relatório McCarrick preparado pelo Vaticano indica que a carta do ex-cardeal a Dziwisz buscava contra-atacar outra carta que o Cardeal John O'Connor, então arcebispo de Nova York, havia enviado à Santa Sé advertindo sobre McCarrick e sua possível promoção.

O Papa nomeou McCarrick como Arcebispo de Washington em 21 de novembro de 2000. João Paulo II foi Papa entre 1978 e 2005. Ele foi beatificado em 1º de maio de 2011 e canonizado em 27 de abril de 2014.

O Arcebispo Gadecki disse em sua declaração que “o caso do ex-cardeal McCarrick também é prejudicial a São João Paulo II, que foi cinicamente enganado por ele”.

O presidente do episcopado polonês disse que a resposta da Igreja ao Relatório McCarrick foi resumida pelo Papa Francisco na audiência geral na quarta-feira, 11 de novembro.

“Ontem foi publicado o Relatório sobre o doloroso caso do ex- cardeal Theodore McCarrick. Renovo a minha proximidade às vítimas de todos os abusos e o compromisso da Igreja em erradicar este mal”, disse o Papa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: