O Papa Francisco telefonou para Joe Biden na quinta-feira para parabenizá-lo pela vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, disse um comunicado da equipe de transição Biden-Harris do Partido Democrata.

“O presidente eleito Joe Biden falou com Sua Santidade o Papa Francisco na manhã de hoje. O presidente eleito agradeceu a Sua Santidade por estender suas bênçãos e felicitações, e assinalou seu agradecimento pela liderança de Sua Santidade na promoção da paz, reconciliação e os laços comuns da humanidade em todo o mundo”, assinala o comunicado de 12 de novembro.

“O presidente eleito expressou seu desejo de trabalhar juntos com base na crença compartilhada na dignidade e igualdade de toda a humanidade em temas como o cuidado com os marginalizados e os pobres, abordar a crise da mudança climática e acolher e integrar imigrantes e refugiados em nossas comunidades”, continua o comunicado.

Em 7 de novembro, vários meios de comunicação declararam Biden como o vencedor das eleições presidenciais de 2020, embora o presidente Donald Trump não tenha admitido a vitória do democrata e tenha anunciado recursos legais para exigir a recontagem em vários estados. Biden seria o segundo católico a ser eleito presidente.

Em uma declaração publicada em 7 de novembro o presidente da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom José Gomez, felicitou o democrata Joe Biden por ser o presidente eleito do país, e a senadora Kamala Harris, por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente.

Dom Gómez também exortou todos os católicos norte-americanos a "promover a fraternidade e a confiança recíproca e rezar por um renovado espírito de verdadeiro patriotismo em nosso país".

“O povo estadunidense se expressou nestas eleições. Agora, é o momento de nossos líderes se unirem num espírito de unidade nacional e se disporem ao diálogo e ao compromisso pelo bem comum”, assinala a declaração dos bispos dos Estados Unidos.

Biden tem atualmente 290 votos eleitorais, bem acima dos 270 necessários para vencer as eleições. O presidente Trump, no entanto, não concedeu a eleição devido a alegações de fraude.

Embora a USCCB tenha felicitado Biden por sua vitória, o Bispo de Fort Worth (Texas), Dom Michael Olson, pediu oração e disse que a contagem dos votos ainda não é oficial.

“Este ainda é um momento de prudência e paciência, já que os resultados das eleições presidenciais não foram oficialmente autenticados”, disse Dom Olson em 8 de novembro. Em seguida, pediu aos católicos que rezem pela paz se os resultados forem questionados na Corte.

"Parece que haverá recursos nos tribunais, por isso é melhor que enquanto isso nós rezemos pela paz na nossa sociedade e nação e que a integridade de nossa república, uma nação sob Deus, possa se manter pelo bem comum de todos”, disse Dom Olson

Publicado originalmente em CNA.

Confira também: