O Arcebispo de São Salvador, Dom. Fernando Sáenz Lacalle, solicitou ao Governo e entidades competentes, melhorar que as medidas que permitam prevenir o impacto de desastres como as chuvas que caíram sobre o país durante a passagem do furacão Rita.

Durante três dias, intensas chuvas castigaram El Salvador. Segundo o Ministério de Governo, três pessoas faleceram, 150 famílias foram evacuadas das zonas de alto risco e se habilitaram doze albergues para atender aos atingidos.

O Prelado afirmou que embora o Comitê de Emergência Nacional (COEN) esteja "enfrentando os graves problemas que têm, eu lhes diria que devem enfrentá-los não só para resolver a emergência atual mas também para prevenir futuras".

Dom. Sáenz Lacalle lamentou que apesar de há anos se insistir na necessidade de remover as famílias que vivem em zonas de alto risco, as autoridades não tomaram as medidas adequadas.

Nas últimas horas, o COEN mudou o alerta laranja dos últimos dias por amarelo devido à diminuição das chuvas. Por sua vez, o Serviço Nacional de Estudos Territoriais informou sobre a entrada no país de ar úmido proveniente do Oceano Pacífico que poderia gerar "tormentas elétricas moderadas". Indicou que isso é próprio do mês de setembro.