O Papa Bento XVI encerrou sua estada no palácio apostólico de Castel Gandolfo agradecendo a acolhida que recebeu em seu primeiro verão como Pontífice e retornou ao Vaticano.

No discurso que pronunciou na presença do Bispo de Albano -diocese a que pertence Castel Gandolfo-, Dom. Marcello Semeraro, expressou seu agradecimento ao prelado, as comunidades religiosas, autoridades civis e do pessoal encarregado da segurança e a vigilância durante sua estada na residência estival.

"Antes de retornar ao Vaticano sinto a necessidade de expressar minha gratidão aos que nestes meses do verão me acolheram e se esforçaram para me garantir uma permanência serena", indicou.

Cumprimentou também a cristã de Castel Gandolfo e a diocese de Albano, assim como aos religiosos e religiosas, desejando a todos que agissem "sempre unidos para difundir em todos os lugares o amor e a alegria de Cristo".

O Papa agradeceu também ao prefeito, aos representantes da prefeitura e à "comunidade, que senti tão próxima neste período", e lembrou que "a hospitalidade tradicional dos habitantes de Castel Gandolfo é bem conhecida".

Finalmente, dirigiu-se aos médicos e ao pessoal da Administração do vaticano, aos membros das forças da ordem italianas, assim como aos da Delegacia vaticana e da Guarda Suíça Pontifícia, que "asseguraram tanto a mim como a meus colaboradores uma estadia tranqüila e segura nesta formosa cidade".