Andrew Thomas Walther, presidente e diretor de operações da EWTN News, morreu na noite de domingo em New Haven, Connecticut, Estados Unidos. Recordado como um esposo e pai amoroso, em sua vida profissional se dedicou a servir a Igreja Católica e a defender as minorias religiosas perseguidas em todo o mundo. Walther tinha 45 anos.

Em junho, Walther ingressou na EWTN News como presidente e diretor de operações. Pouco depois, foi diagnosticado com leucemia. Durante o tratamento, Walther continuou liderando a equipe da EWTN News e servindo tanto a sua família como a Igreja.

“A morte de Andrew Walther é uma fonte de grande tristeza para todos nós da EWTN e para mim pessoalmente. Embora Andrew só estivesse em sua função de presidente e diretor de operações da EWTN News desde junho, já havia conquistado muito. Também foi um amigo e colaborador por muitos anos antes de entrar para a rede. Sua morte é uma grande perda para todos os que o conheceram, para a EWTN e para a Igreja”, relembrou Michael Warsaw, Presidente do Diretório e diretor executivo da EWTN, em 2 de novembro.

Dedicado durante muito tempo à causa de canonização do Pe. Michael McGivney, fundador dos Cavaleiros de Colombo, Walther morreu no dia seguinte à beatificação do sacerdote. Pouco antes de falecer, venerou uma relíquia do Pe. McGivney e cantou um hino de ação de graças à Santíssima Virgem Maria.

De 2005 a 2020, Walther trabalhou para os Cavaleiros de Colombo, onde foi Vice-presidente de Comunicações e Planejamento Estratégico. Nesse cargo, serviu como assessor do Cavaleiro Supremo Carl Anderson, enquanto supervisionava várias iniciativas para a organização fraterna católica, incluindo uma campanha de resposta à pandemia no início deste ano e outros projetos de resposta a crises.

Assumindo papéis de liderança nos meios de comunicação e defendendo a liberdade religiosa, Walther também supervisionou a publicação de livros e pesquisas dos Cavaleiros, que incluíram vários bestsellers do New York Times. Junto com sua esposa Maureen, ele foi coautor de "Cavaleiros de Colombo: Uma história ilustrada", um livro publicado este ano.

O trabalho de Walther em favor dos cristãos do Oriente Médio é especialmente notável e estava particularmente próximo de seu coração.

Desempenhou um papel essencial no esforço dos Cavaleiros de Colombo para ajudar os cristãos perseguidos e refugiados, por meio de um fundo que distribuiu mais de 20 milhões de dólares em ajuda, especialmente na Síria, Iraque e região circunvizinha. O mesmo esforço foi oferecido aos cristãos para reconstruir suas vidas, igrejas e até mesmo cidades destruídas pelo Estado Islâmico (ISIS), incluindo apoio para reconstruir completamente a cidade iraquiana de Karamles na planície de Nínive.

O trabalho de Walther na região foi amplamente elogiado por bispos e outros líderes cristãos em todo o Oriente Médio.

Nasceu em 30 de novembro de 1974, na Califórnia, e foi católico por toda a vida. Walther obteve graduação e pós-graduação em Clássicos na Universidade do Sul da California, onde ensinou redação por vários anos e foi reconhecido com o Prêmio de Excelência em Ensino da universidade.

Walther começou sua carreira como jornalista católico escrevendo para o National Catholic Register há duas décadas.

“Era um homem de profunda fé e dons extraordinários que sempre usava seus talentos para servir ao próximo. Deixa um legado tremendo que inclui anos de serviço à Igreja, à causa dos cristãos perseguidos em todo o mundo e à construção da cultura da vida. Meus pensamentos e orações vão para sua esposa Maureen e seus quatro filhos pequenos. Era um homem incrível e um amigo maravilhoso de quem terei muita saudade. O fato de sua morte ter ocorrido na solenidade de Todos os Santos é um grande consolo para todos nós”, lembrou Warsaw.

Os amigos dizem que foi a sua família o que mais alegrou a vida de Walther. Walther e sua esposa Maureen se casaram em 2010 e são pais de quatro filhos.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: