O Ministro italiano de Sanidade, Francesco Storace, emitiu um regulamento para a suspensão dos experimentos com a pílula abortiva, conhecida como RU-486, que vinham sendo feitos com mulheres internas do Hospital Santa Anna de Turim.

Através de um comunicado, o funcionário informou que os experimentos ficam suspensos, exceto com as mulheres que ainda se encontram hospitalizadas. Adicionou que estes poderão iniciar-se novamente só "se as indicações do Conselho Superior de Sanidade se cumprirem rigorosamente".

O Ministro indicou que a decisão foi tomada logo que a Agência Italiana do Fármaco (AIFA) detectasse algumas irregularidades durante a experimentação, "entre elas o caso de uma paciente que sofreu uma expulsão parcial, com hemorragia, enquanto não estava internada".

Em meio da oposição da Igreja Católica e alguns grupos políticos, o passado 9 de setembro se iniciaram os experimentos com o fármaco abortivo para provar que entre  95 e 98 por cento dos casos nos quais é aplicado, se produz um aborto químico.

O fármaco RU-486 ocasionou várias mortes nos Estados Unidos desde sua legalização em 2000, especialmente em jovens de 18 anos. Além disso se reportaram mais de 400 complicações desde sua aprovação.