No próximo dia  9 de julho, na sede do Pontifício Conselho “Justiça e Paz”, no Vaticano, será celebrado um seminário internacional de estudo sobre a pobreza e a globalização, no qual será abordado o tema dos fundos para o desenvolvimento em vista dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

No encontro participarão representantes das Nações Unidas, do Banco Mundial e do  Fundo Monetário Internacional, assim como de governos, organizações não governamentais católicas e igrejas locais.

 Segundo um comunicado feito público nesta quarta-feira, entre os temas do seminário estão:

  • A situação da dívida internacional na atualidade.
  • Propostas inovadoras de financiamento, em concreto a iniciativa inglesa “International Finance Facility (IFF)” cujo objetivo  é alcançar o desenvolvimento do Milênio daqui a  2015

O Cardeal Renato Martino, Presidente do dicastério, apresentará a primeira sessão matutina, que será presidida pelo Cardeal Cormac Murphy-O'Connor, Arcebispo de Westminster (Inglaterra).

Durante a sessão da tarde, presidida pelo Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), serão feitas propostas para formar uma “Coalizão de apoio e promoção para financiar o desenvolvimento”.