Num encontro virtual organizado nesta terça-feira, dia 27 de outubro, em Roma, pela Associação Iscom, no âmbito do curso de especialização em informação religiosa, o secretário adjunto do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Pe. Augusto Zampini, expôs os objetivos da Comissão Vaticana criada pelo Papa Francisco para lidar com os efeitos da pandemia do coronavírus.

Em sua intervenção, Pe. Zampini lembrou que “a pandemia é uma oportunidade para reconstruir as relações entre as pessoas segundo as bases do bem comum”.

A reconstrução da sociedade após a pandemia deve “superar a mentalidade individualista e orientar-se para o bem comum”.

Ele explicou que a Covid-19 “mostrou nossa incapacidade de superar um problema global com soluções comuns. Esta pandemia é uma oportunidade para desenvolver uma solidariedade universal e uma conversão espiritual”.

Nesse sentido, destacou que o trabalho da Comissão do Vaticano tem 4 pilares de atuação: a busca da dignidade no trabalho, a construção de novas estruturas para o bem comum, a promoção de atitudes de governo para a paz, a segurança e solidariedade global e equilibrar os sistemas sociais com a natureza após a Covid.

Para isso, seguem-se 4 fases. A fase 1 busca estabelecer operações, desenvolver temas de impacto, construir relacionamentos. Na fase 2, refinar as operações e temas de impacto e consolidar coalizões. Na fase 3, desenvolver estratégias para executar propostas de impacto. E na fase 4, implementar planos de ação.

Entre as medidas que estão sendo implementadas, citou o fortalecimento da posição das Igrejas locais para liderar e servir. A coordenação de mensagens e chamados à ação em andamento para viabilizar decisões e mobilizar ações. O fortalecimento das capacidades internas e o desenvolvimento de novas formas de trabalho. Lançamento de compromissos plurianuais com um plano de recursos e estratégia.

Em conclusão, sublinhou que as propostas da Comissão vão ao encontro do que foi afirmado pelo Papa Francisco em Laudato si’, Fratelli tutti.

Além disso, a Irmã Alessandra Smerilli, professora ordinária de Economia Política da Faculdade “Auxilium” de Roma e Conselheira de Estado da Cidade do Vaticano também participou do encontro.

Reforçou que "todos aqueles que desejam fazer algo para o bem comum, devem trabalhar juntos, e é isso que tentamos fazer" na Comissão do Vaticano sobre a Covid-19.

Explicou que “a Covid-19 fez que se vejam situações que antes eram menos vistas. Houve um momento no qual a incerteza nos fez agir com tranquilidade aceitando o que nos pediam com calma. Agora, o cansaço fez com que tudo esteja mais exacerbado. Temos que aprofundar no diálogo e explicar as medidas”.

Por exemplo, “estamos enfrentando uma transformação do trabalho na qual se prioriza a digitalização. Esses processos requerem um acompanhamento. É preciso uma comunicação não confusa para não alimentar os protestos”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: