O Secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Odilo Pedro Scherer, anunciou que a próxima Campanha da Fraternidade 2006, celebrada tradicionalmente durante a Quaresma em todo o país, será dedicada às pessoas com deficiência.

A campanha se celebrará sob o lema “levanta-te, vem para o meio”(Mc 3,3).

e “centrará a atenção nas pessoas com deficiência, freqüentemente discriminadas, sobre tudo em uma cultura que privilegia aos fortes e saudáveis, aos fisicamente perfeitos, deixando de lado aos que têm menos capacidade de afirmar-se por si mesmos”.

Dom Scherer recordou que ao longo da vida, ninguém está livre de adquirir algum tipo de deficiência, seja física, sensorial ou cerebral, por isso o tema é de grande interesse social.

O lema, tomado do evangelho de São Marcos, refere-se à passagem no qual Jesus cura a um homem com a mão atrofiada. Dom Scherer assinalou que “a atitude e a palavra de Jesus ensinam muito, ao ser um convite a que a pessoa com deficiência tenha valor e não se resigne a "ficar no seu cantinho", a que ocupe seu lugar e assuma sua dignidade. Jesus não o deixa com seu problema, mas lhe estende a mão e o ajuda; assim os demais entendem que aquela pessoa não podia ser desprezada e abandonada a si mesma. O Senhor os convida a superar todo preconceito e a fazerem a sua parte para acolher, valorar e promover a dignidade dos deficientes”.