O Papa Francisco lembrou que no dia 22 de outubro a Igreja celebrará a memória litúrgica de São João Paulo II no ano jubilar do centenário de seu nascimento e destacou que ele foi "um homem de profunda espiritualidade".

Durante a Audiência Geral que aconteceu na Sala Paulo VI nesta quarta-feira, o Santo Padre dedicou sua catequese à oração dos Salmos.

Na saudação aos fiéis poloneses, o Pontífice destacou que São João Paulo II foi "um homem de profunda espiritualidade" e acrescentou que "todos os dias contemplava o rosto luminoso de Deus na oração litúrgica e na meditação dos Salmos".

Além disso, o Papa Francisco disse que São João Paulo II exortou “todos os cristãos a começarem os seus dias com a oração das laudes ao Senhor, antes de embarcar nos caminhos nem sempre fáceis da vida cotidiana”.

Em uma Missa celebrada em 18 de maio, centenário do nascimento de Karol Wojtyla, o Papa Francisco destacou "a oração, a proximidade ao povo e o amor à justiça" como três aspectos fundamentais da vida de São João Paulo II.

Em sua homilia na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco disse que “São João Paulo II era um homem de Deus porque rezava, e rezava muito. Mas como é que um homem que tem tanto para fazer, tanto trabalho para guiar a Igreja... tem tanto tempo para rezar? Ele sabia bem que a primeira tarefa do bispo é rezar. E isto não o disse o Vaticano II, disse-o São Pedro; quando fizeram os diáconos, disseram: ‘E a nós, bispos, a oração e a proclamação da Palavra’”.

“A primeira tarefa do bispo é rezar, e ele sabia isto, e fazia assim. Modelo de bispo que reza, é a primeira tarefa. E ensinou-nos que quando o bispo faz o exame de consciência à noite, se deve perguntar: quantas horas rezei hoje? Homem de oração”, sublinhou então o Papa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: