Pela segunda semana consecutiva, o Papa Francisco pediu desculpas por não poder saudar de perto os fiéis presentes na Audiência Geral devido às medidas cautelares para evitar contágios de Covid-19 e assegurou-lhes que estava "próximo com o coração".

O Santo Padre disse aos presentes na Sala Paulo VI nesta quarta-feira, 21 de outubro, que foi preciso mudar a forma como se realiza a audiência por causa do coronavírus.

Nesse sentido, o Pontífice destacou: “Vocês estão separados, com proteção, usando máscaras, e eu estou aqui um pouco distante. Não posso fazer como antes, me aproximar de vocês, pois toda vez que eu me aproximo, vocês se juntam e se perde a distância de segurança e tem perigo para vocês de contágio”.

“lamento fazer isso, mas é por segurança”, disse o Papa, que acrescentou: “Em vez de me aproximar de vocês e lhes dar a mão e saudar, vamos nos saudar de longe, mas nos saudaremos de longe, mas saibam que estou próximo a vocês com o coração. Espero que encontro por que faço isso”.

O número de contágios por Covid-19 na Itália está aumentando e as autoridades estão incrementando as restrições novamente.

O Papa Francisco participa das audiências sem máscara, com exceção do dia 20 de outubro à tarde, quando esteve todo o tempo com a máscara para participar do encontro de oração pela paz “Ninguém se salva sozinho, paz e fraternidade”, promovido pela Comunidade de Santo Egídio junto com outros líderes religiosos e autoridades civis.

O Vaticano informou recentemente que onze guardas suíços testaram positivos para Covid-19 e explicou que, “de acordo com as disposições emitidas pelo Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, todos os guardas, em serviço ou não, usam máscaras em espaços ao ar livre e em locais fechados, e cumprem as medidas de saúde prescritas”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: