Durante sua homilia na Missa de encerramento da Assembléia Geral da Conferência Episcopal Alemã, o Arcebispo de Colônia, Cardeal Joachim Meisner, pediu aos bispos reavivar a adoração eucarística e fazer que "os tabernáculos não sejam os lugares com mais freqüência esquecidos de nossas comunidades".

O Arcebispo recordou que a diferença dos outros sacramentos, é na Eucaristia que Cristo está presente de maneira real e pessoal. Recordando a recente Jornada Mundial da Juventude, afirmou que os jovens deixaram em claro que a adoração eucarística é possível. "Os lugares de exposição eucarística foram os mais visitados nesses dias. por que então –se perguntou o Cardeal– a adoração eucarística é freqüentemente tão pouco freqüente, inclusive para nós sacerdotes e bispos? Bem poderia ser que aquilo que diagnosticamos como enfermidade do mundo, também nos tenha contagiado, e agora só com grande esforço suportamos o silêncio".

Logo depois de recordar a frase da Santa Teresa de Lisieux, "para encontrar algo oculto, cada um deve ocultar-se", o Cardeal Meisner afirmou que "o mundo não pode ser curado com os meios do mundo. O realmente valioso se realiza no silêncio do tabernáculo, e só no oculto é que se revitaliza o coração de todo apostolado. Talvez esteja aqui a razão do vazio no que se fundam muitas ações, no ter perdido o silêncio do tabernáculo".

O Card. Meisner assinalou que "a presença de Jesus no tabernáculo é uma presença oculta. O Bem não faz ruído, o ruído raramente leva algo bom. Jesus permanece silente e relegado".