O Papa Francisco evitou saudar de perto os fiéis que participaram da Audiência Geral desta quarta-feira, 14 de outubro, devido ao aumento de casos positivos de Covid-19 na Itália.

Ao finalizar a Audiência Geral, o Santo Padre se desculpou por não ter saudado de perto, como é costume, as pessoas que estavam presentes na Sala Paulo VI.

“Eu gostaria de fazer, como faço habitualmente, descer e me aproximar de vocês para saudá-los. Mas, com as novas normas é melhor manter as distâncias. Também com os enfermos, saúdo-os de coração daqui”, disse o Papa, que aconselhou estar “a distância prudente como se deve fazer”.

O Papa explicou: “Quando vou, todos se aproximam e se provoca aglomerações, e o problema é que há perigo de contágio”.

Por isso, o Pontífice ressaltou a importância de permanecer “assim, cada um com as máscaras, mantendo as distâncias”, para poder “seguir com as audiências”.

“Desculpem-me se hoje lhes saúdo de longe, mas acredito que, se todos como bons cidadãos cumprirmos os requerimentos das autoridades, isso será uma ajuda para terminar com esta pandemia. Obrigado”, concluiu o Papa.

Após o aumento de casos positivos de coronavírus na Itália, o governo endureceu novamente as restrições, por exemplo, estão proibidas as reuniões de mais de seis pessoas em casa, o máximo de 30 convidados em casamentos e batizados e o uso obrigatório de máscaras ao ar livre.

Por sua vez, o Vaticano informou em 12 de outubro que há quatro guardas suíços que testaram positivo para Covid-19, os quais se somam a outros três cidadãos vaticanos positivos para coronavírus, e assegurou que “estão sendo realizados os controles necessários entre quem puder ter estado em contato direto com eles”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: