O comitê de especialistas do Conselho da Europa, Comitê Moneyval, finalizou sua visita ao Vaticano para avaliar as medidas adotadas pela Santa Sé contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Esta visita aconteceu no contexto da quinta rodada de avaliação adotada no ano de 2019 e pela qual se submetem a avaliação todas as jurisdições que aderiram ao Grupo Moneyval.

Segundo comunicou a Sala de Imprensa da Santa Sé, “os encontros se realizaram num clima construtivo e cooperativo”.

Para as autoridades vaticanas, esta visita é “outro passo importante no processo de avaliação do funcionamento eficaz do sistema de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo da parte da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano, que será concluído com a adoção do Relatório de Avaliação Mútua pela Assembleia Plenária, prevista para a primavera de 2021, conforme os procedimentos internos do Comitê Moneyval”.

“As Autoridades da Santa Sé estendem o seu sincero e profundo agradecimento à equipe de avaliadores e aos membros do Secretariado da Comissão Moneyval”, concluiu o comunicado de imprensa do Vaticano.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: