O Papa Francisco recebeu em audiência privada este 12 de outubro o Cardeal George Pell, prefeito emérito da Secretaria para a Economia do Vaticano.

O encontro se levou a cabo na manhã desta segunda-feira na Biblioteca do Palácio Apostólico, e até o momento, o escritório de imprensa da Santa Sé não informou mais detalhes sobre a audiência.

Ao recebê-lo, o Santo Padre agradeceu ao Cardeal “por seu testemunho”, conforme o mostra um breve vídeo difundido por Vatican Media.

O Cardeal Pell chegou a Roma no último 30 de setembro proveniente da Austrália e se trata da primeira visita que realiza a Itália desde junho de 2017 quando partiu para Melbourne para defender-se pessoalmente das acusações de abusos sexuais.

Antes de partir, o Cardeal George Pell realizou no dia 29 de junho de 2017 uma conferência de imprensa na que anunciou que renunciava ao cargo de prefeito da Secretaria para a Economia da Santa Sé e que rechaçava “energicamente estas acusações”, sustentando que as mesmas eram "falsas” e também explicou que tinha informado ao Papa Francisco tudo sobre a sua situação.

Naquela ocasião, o Cardeal Pell advertiu que havia sido condenado pelos meios de comunicação antes mesmo do início do julgamento.

Em março de 2019 ele foi sentenciado a seis anos da prisão mas o Cardeal com seus advogados apelaram da sentença, reiterando novamente que era inocente de todos os cargos.

Finalmente, depois de ter passado 13 meses na prisão, a Corte Suprema da Austrália absolveu de forma unânime o Cardeal em abril de 2020 assinalando em sua sentença que “não havia evidência” que sustentasse a narrativa do acusador.

Por outro lado, o Cardeal Pell agradeceu no passado 25 de setembro ao Papa Francisco pela demissão do Cardeal Angelo Becciu como prefeito da Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano e sua renúncia ao Colégio Cardinalício.

Em uma declaração enviada à CNA –Agencia em inglês do Grupo ACI–, o Cardeal Pell declarou que “o Santo Padre foi eleito para limpar as finanças do Vaticano” e acrescentou que o Papa “joga uma longa partida e é preciso agradecer-lhw e felicitá-lo pelos acontecimentos recentes”.

Confira: