Hoje, por volta das 12h, hora do Brasil, o Cardeal Agostino Vallini, proclamou beato o jovem Carlo Acutis, em uma Missa em que os pais do adolescente levaram em procissão uma relíquia que foi colocada perto do altar.

A relíquia é o coração do Carlo Acutis que foi levado em um relicário. A procissão foi acompanhada pelos pais de Carlo, Antonia Salzano e Andrea Acutis.

O relicário foi colocado junto ao altar, onde foi adornado com velas e flores. Imediatamente, o Cardeal Vallini pulverizou incenso e venerou a relíquia, de uma vez que o coro e a assembléia davam graças a Deus com o canto um hino composto em honra ao Beato.

O relicário tem inscrito o nome do beato na parte baixa, enquanto que na parte superior diz: “Eucaristia a minha autoestrada para o céu”.

A partir de agora, o coração de Carlo estará em exibição na Basílica de São Francisco em Assis (Itália). Sua mãe disse que a família tinha querido doar seus órgãos quando morreu, mas não pôde fazê-lo devido à leucemia, que foi a causa da morte do menino em 2006.

Em uma homilia de 1 de outubro, o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, pronunciou que “o coração do Carlo ardia pela Eucaristia”.

As relíquias são objetos físicos que têm um vínculo direto com os santos ou com o próprio Cristo. Relíquia significa “fragmento” ou “remanescente de algo que foi, mas agora já não é”.

A veneração das relíquias se remonta ao século II quando os cristãos recuperavam os restos mortais dos mártires.

Confira: