A Cáritas Valência iniciará em outubro cursos de formação para voluntários que apoiarão programas de ajuda a doentes mentais, de AIDS e transeuntes, conforme indicaram porta-vozes da entidade.

Conforme informa a agência AVAN, os voluntários que assistirem aos cursos poderão "acompanhar e dar apoio aos acolhidos nos projetos da Cáritas", que são atribuídos segundo o perfil da pessoa e seu grau formativo.

Entre os programas que necessitam colaboradores figura a casa de acolhida Mas Al Vent, a moradia Siquem para doentes de AIDS, assim como as moradias Vilafarell e Vilablanca para doentes mentais, respectivamente. Do mesmo modo, "é necessário o acompanhamento para doentes crônicos e terminais que estão hospitalizados", indicaram.

Os requisitos para poder ser voluntário na Cáritas são "ser maior de idade, ter uma mínima formação e sensibilidade para a problemática social, responsabilidade e disponibilidade", embora "trata-se de um trabalho que se desenvolve em equipe e com possibilidade de horário flexível", de acordo ao indicado pelos porta-vozes valencianos.

Para o início destes cursos, programou-se uma conferência nos dia 18 de outubro, a cargo do Padre Jesus Sastre que dissertará sobre "o Repensar o voluntariado hoje".

Os cursos se desenvolverão a partir de 17 de outubro aos 30 de novembro; de 16 de janeiro a 22 de fevereiro, e de 8 de maio a 14 de junho. As aulas se efetuarão na sede do Cáritas, na praça Cisneros, 5, as segundas-feiras e quarta-feira de 7 a 9 da noite.