O Presidente de Uganda, Yoweri Museveni, reprovou a distribuição de preservativos entre crianças do ensino primário e classificou como “perigosa e desastrosa”.

O mandatário garantiu que “vou revisar este assunto. Iniciarei uma guerra contra os vendedores de preservativos. Em vez de salvar uma vida estão promovendo a promiscuidade entre os jovens”.

Ao referir-se ao informe apresentado pelo prefeito de Rakai –no sul do país– sobre a presença da AIDS no distriti, o Presidente explicou que o ensino deos países do ocidente sobre o uso do preservativo é inapropriado para os ugandeses e ressaltou que a promiscuidade é a maior causa do vírus da AIDS.

“O melhor que se pode fazer é proteger contra a promiscuidade. As crianças nos colégios devem enfatizar a educação pela qual pode-se buscar um companheiro e começar uma relação natural no tempo”, acrescentou Museveni.

O mandatário afirmou que é um erro ensinar os jovens como usar os preservativos. “Escutei seu prefeito dizer que antes de educar as pessoas em como prevenir a AIDS as infecções chegavazm a 48 por cento e foram reduzidas para 12 por cento. Em Uganda o nível é de 5 por cento”, explicou.

O Presidente acrescentou que a discriminação dos casos de AIDS deve-se ao esforço  deliberado das pessoas para manter-se longe do  vírus, pois nos países que enfatizaram os programas de preservativos o números de infecções aumentou.