“A Igreja propõe um estilo diverso de vida por meio do encontro com Cristo”, foi a conclusão a que chegou a Assembléia Plenária de Comissão Episcopal Européia para os Meios de comunicação (CEEM) que se realizou em Varsóvia entre 14 e 18 de novembro.

A agência Fides informou que durante a assembléia os bispos delegados das 34 Conferências Episcopais da Europa e os convidados especiais de organismos católicos europeus, analisaram a situação dos meios de comunicação do continente e como a Igreja pode ter uma presença ativa e evangelizadora por meio deles.

A assembléia contou com a participação de Dom John P. Foley, Presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, de peritos no tema da juventude e os meios de comunicação, e de jovens que expuseram sua experiência nos meios juvenis.

A Igreja e os meios de comunicação

Os prelados sublinharam as expectativas que os jovens têm respeito da Igreja. “Os jovens esperam que não tenhamos medo dos meios de comunicação: indo onde não somos esperados, intervindo quando a Igreja estiver chamada a intervir nos debates da sociedade e animemos a quantos o fazem. A Igreja ausente ou excessivamente complacente não será respeitada nem pelos meios de comunicação nem pelos jovens. A Igreja deve ser ela mesma", indicaram.

Para cumprir com este objetivo, os bispos convidaram à sociedade européia a trabalhar por alcançar objetivos fundamentais como involucrar aos jovens na ação pastoral com o protagonismo destes nos meios de comunicação; inserir as comunicações sociais na pastoral da Igreja investindo recursos humanos e econômicos para educar ao públicos e para formar profissionais já que “se a Igreja não pode entrar em todos os campos, deve valorizar as iniciativas que respondem a seus fins e  priorizar”.

Do mesmo modo, propuseram criar novas estratégias de comunicação, como foros na Internet para os jovens, realização de campanhas publicitárias em todo o continente e inclusive, a criação de um sítio web que seja europeu e multi-lingüístico.