O Papa Francisco recordou que no dia 7 de outubro a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário e nos encoraja a rezá-lo em meio a este tempo de pandemia da COVID-19, porque "é uma arma que nos protege dos males e das tentações", além de ser "a oração mais bela que podemos oferecer a Nossa Senhora".

Assim indicou o Santo Padre durante a Audiência Geral, nas tradicionais saudações que dirige aos fiéis de várias línguas.

O Pontífice convidou “a rezar o Rosário e levá-lo nas mãos ou no bolso” ao saudar os fiéis de língua árabe e acrescentou que “a recitação do Rosário é a oração mais bela que podemos oferecer à Virgem Maria; é uma contemplação das etapas da vida de Jesus Salvador com a sua Mãe Maria e é uma arma que nos protege dos males e das tentações”.

Ao falar com os fiéis de língua espanhola, o Santo Padre rezou para que “por intercessão de Nossa Senhora do Rosário, o Senhor nos permita crescer no nosso caminho de oração, para viver em intimidade com Ele, e faça que, em meio a este tempo de pandemia, nossa vida seja um serviço amoroso a todos os nossos irmãos e irmãs, em especial àqueles que se sentem abandonados e desprotegidos”.

Neste sentido, o Papa assinalou aos fiéis poloneses que “Nossa Senhora nas suas aparições frequentemente exortava à oração do Terço , especialmente frente às ameaças iminentes sobre o mundo”, por isso acrescentou que “também hoje, neste tempo de pandemia , é necessário ter o Terço em nossas mãos, rezá-lo por nós, pelos nossos entes queridos e por todas as pessoas”.

“Peçamos, por intercessão de Nossa Senhora do Rosário, a graça de ser homens e mulheres íntegros e dignos de fé, para que, na oração, o Senhor una cada um de nós na sua vida e nos dê paz e serenidade”, exortou aos fiéis de língua francesa.

Além disso, o Santo Padre convidou os fiéis de língua portuguesa "a tomar o rosário nas mãos todos os dias e erguer o vosso olhar para Nossa Senhora, sinal de consolação e esperança segura" e rezou para que "a Virgem Santa ilumine e proteja toda a peregrinação da vossa vida até à Casa do Pai!”.

Nesse sentido, o Papa disse aos fiéis de língua alemã que “ao meditar nos mistérios da salvação, se revela cada vez mais para nós o rosto de amor do próprio Deus que estamos chamados a contemplar na eternidade”, por isso implorou para que “a Virgem seja nossa guia segura no caminho para o Senhor”.

Por fim, o Santo Padre exortou os fiéis de língua italiana a “redescobrir, sobretudo neste mês de outubro, a beleza da oração do Terço, que ao longo dos séculos tem alimentado a fé do povo cristão”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: