O Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández, falou em sua carta sobre o mês de outubro que se dedica especialmente à oração do rosário, já que começa com a festa de Nossa Senhora do Rosário no dia 7.

Segundo explicou o Bispo de Córdoba, numerosas vitórias "foram atribuídas a Santa Maria pela oração do Santo Terço, que a Virgem ensinou a Santo Domingo de Guzmán, e a Ordem Dominicana se encarregou de difundi-lo pelo mundo até universalizá-lo".

E destacou que “nas aparições de Nossa Senhora em Lourdes (França), em 1858; e em Fátima (Portugal,) em 1917, insistiu na oração do Santo Terço” e o Papa Leão XIII também escreveu várias encíclicas sobre esta devoção mariana”.

Dom Fernández recordou que São João Paulo II dizia que o Terço era sua “oração predileta” e, inclusive, o Papa Francisco destacou que “o terço é a oração que sempre acompanha a minha vida, é também a oração dos simples e dos santos”.

E, segundo destaca, "é a oração que une a contemplação com a oração vocal, que tem um grande conteúdo bíblico, que contempla os mistérios de Cristo a partir do coração de Maria”.

É, segundo afirma o Prelado, uma "oração cristocêntrica e mariana ao mesmo tempo, que repete a saudação do anjo a Maria à maneira da oração oriental repetitiva".

“É uma oração que está ao alcance de todos, é uma oração extremamente simples, é uma oração que ensina os humildes e simples a orar. Bem-aventuradas as avós que rezam e rezam o terço, trazendo graças abundantes a toda a Igreja”, destacou o Bispo de Córdoba

E, embora “há pessoas que rezam o Rosário todos os dias”, e outras que apenas “rezam o terço” ou um mistério, Dom Fernández explica que “o importante é conectar-se através desta oração com Jesus Cristo, sentindo-se próximo à intercessão de Maria nossa mãe, que nos ensina a rezar”.

“Também em nossos dias precisamos abrir nosso coração a Deus e guardar esta oração simples, que alimenta nossa fé. Existem também muitas necessidades do nosso tempo pelas quais devemos interceder continuamente, pelas quais devemos rezar o Terço”, destaca o Bispo.

Intenções como “a saúde dos enfermos, a justiça e a paz no mundo, a situação atual de nossa sociedade, as intenções do Papa e as necessidades da Igreja, além de nossas necessidades pessoais e familiares”.

Mas acima de tudo, o Bispo nos encoraja a “pedir com insistência” para evitar “o distanciamento de Deus que traz um mal radical para tantas pessoas”, pois “a maior falta da vida humana é a falta de Deus, e muitos de nossos contemporâneos sofrem com isso“ e, para que muitos “recuperem ou descubram o sentido de Deus em suas vidas, e possam desfrutar dos dons de Deus”.

A Diocese de Córdoba está iniciando um Sínodo dos Jovens e por isso Dom Fernández pede orações para que durante este tempo “muitos jovens ao nosso redor possam encontrar Deus, na sua Igreja; descobrir Cristo e a proteção materna de Maria”.

Ele também encorajou as pessoas a rezar pela proclamação do Evangelho em todo o mundo, já que "outubro é o mês missionário" e encorajou as pessoas a rezar pelos "missionários que arriscam suas vidas todos os dias, em meio a múltiplas deficiências".

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: