O Papa Francisco assinou, este sábado 3 de outubro no Convento de São Francisco de Assis, sua Encíclica “Fratelli tutti”, sobre a fraternidade e a amizade social.

O Pontífice se transladou na véspera da festividade de São Francisco de Assis até a localidade natal do santo italiano, onde também se encontra sua tumba, para celebrar ali a Santa Missa e assinar a Encíclica.

Antes disto, o Papa se deteve na cidade de Spello, no mosteiro das Clarissas, para realizar uma visita privada às religiosas. Ao finalizar, prosseguiu viagem até a cidade em que viveu São Francisco, chegando às 14:30h, hora da Itália.

Ali, visitou o convento das Clarissas de Assis e o convento de São Francisco, em cuja cripta, está a tumba do santo. Foi ali que presidiu a Santa Missa e assinou a sua nova Carta Encíclica.

“Fratelli tutti” (Irmãos todos) é a terceira Encíclica do pontificado de Francisco após “Lumen fidei”, publicada em 29 de junho de 2013, e “Laudato Sì”, publicada em 24 de maio de 2015. Esta é a segunda vez que o Papa Francisco assina um documento magisterial fora do Vaticano. Anteriormente, no dia 25 de março de 2019, ele foi à cidade de Loreto (Itália) para assinar a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Christus vivit”.

Por outro lado, desde sua chegada ao papado, esta é a quarta ocasião em que o Santo Padre visita a terra natal de São Francisco, cujo nome ele adotou ao ser eleito Sumo Pontífice. Anteriormente, o Papa viajou a Assis no dia 04 de outubro de 2013, em 04 de agosto de 2016 para celebrar os 800 anos da “Festa do Perdão”, e em 20 de setembro de 2016 para a Jornada Mundial de Oração pela Paz, com a presença de representantes de diferentes religiões.

O texto da Encíclica Fratelli tutti será publicado amanhã, 04 de outubro de 2020, após a oração do Ângelus que tem início ao meio-dia, hora de Roma.

Confira: