Carlo Acutis é um adolescente italiano que morreu em 2006 e será beatificado no dia 10 de outubro, em Assis, terra de São Francisco. A vida de Acutis, que adorava videogames e programação de computadores, amante do futebol e da Eucaristia, despertou grande interesse em todo o mundo. Aqui contamos o que precisa saber sobre ele.

 

Quem é Carlo Acutis?

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra) onde seus pais trabalhavam. Alguns meses depois, seus pais Andrea Acutis e Antonia Salzano se mudaram com ele para Milão.

Quando adolescente, Carlo foi diagnosticado com leucemia. Ofereceu seus sofrimentos “pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja”.

Morreu em 12 de outubro de 2006, dia de Nossa Senhora Aparecida. Pediu para ser sepultado em Assis, devido ao grande amor que nutria por São Francisco.

Sua causa de beatificação e canonização foi aberta em 2013. Foi declarado venerável em 2018 e será beatificado no próximo dia 10 de outubro.

Foi muito santo?

Desde muito jovem, Carlo demonstrou um amor especial por Deus, embora seus pais não fossem especialmente devotos. Sua mãe dizia que antes de Carlo, só foi à Missa em sua Primeira Comunhão, Crisma e Matrimônio.

Carlo também amava de rezar o Terço. Depois da primeira comunhão, ia à Missa com frequência e ficava rezando na Hora Santa depois da Eucaristia. Confessava-se uma vez por semana.

Pedia aos seus pais que o levassem em peregrinação aos lugares dos santos e aos locais dos milagres eucarísticos.

O seu testemunho de fé conduziu a uma profunda conversão da mãe porque, segundo o sacerdote que promove a sua causa, “ele conseguiu aproximar seus familiares, seus pais, à Missa diariamente. Não foi ao contrário, não foram os pais que levaram o pequeno à Missa, mas era ele quem ia à Missa e que convenceu os outros a receber a Eucaristia todos os dias”.

Era conhecido por defender as crianças de sua escola que sofriam bullying, especialmente crianças com deficiência. Quando os pais de um amigo estavam se divorciando, Carlo fez o possível para incluí-lo na vida familiar dos Acutis.

Promoveu os milagres eucarísticos, especialmente por meio de um site que criou para esse fim. Lá, dizia às pessoas que “quanto mais frequente for a nossa recepção da Eucaristia, mais seremos como Jesus. E nesta terra poderemos antecipar o Céu”.

Quando Carlo adoeceu, sua vida de fé aumentou. Tinha toda a intenção de oferecer o seu sofrimento pela Igreja, pelo Papa e pelos enfermos.

Era um gamer?

Isso é o que sabemos: Carlo adorava videogames. Tinha um Playstation ou, provavelmente, um PS2, que foi lançado em 2000, quando tinha nove anos. Sabemos que ele só se permitia jogar uma hora por semana, como penitência e disciplina espiritual, mas com certeza gostaria de jogar muito mais.

O que não sabemos é quais jogos costumava jogar. Talvez Tony Hawk Pro Skater 2 ou Gran Turismo 3? Se descobrirmos, iremos informar.

Mais em

Ele também era programador e, como já mencionamos, fez um site sobre Milagres Eucarísticos.

Carlo também gostava de esportes em campo aberto. Muitos santos como ele gostavam de futebol.

Seu corpo está incorrupto?

Inicialmente, algumas pessoas disseram que seu corpo foi encontrado incorrupto. No entanto, um porta-voz da beatificação de Acutis disse que o corpo está íntegro, mas “não incorrupto”.

“Hoje o vemos novamente em seu corpo mortal. Um corpo que passou, nos anos de sepultura em Assis, pelo processo normal de deterioração, que é o legado da condição humana depois que o pecado foi removido por Deus, fonte da vida. Mas este corpo mortal está destinado à ressurreição”, disse o Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, na Missa de abertura do túmulo no dia 1º de outubro.

O corpo de Acutis repousa em uma urna de vidro onde pode ser venerado pelos peregrinos até o dia 17 de outubro. Ele está vestido com jeans e um par de tênis Nike, as roupas que costumava usar.

O coração de Carlo Acutis, que agora pode ser considerado uma relíquia, será exposto em um relicário na Basílica de São Francisco de Assis. Sua mãe disse que sua família queria doar seus órgãos quando faleceu, mas não foi possível devido à leucemia.

Publicado originalmente em CNA.

Confira também: