O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, visitou a Secretaria de Estado do Vaticano, em 1º de outubro, e discutiu sua posição perante a República Popular da China.

Mike Pompeo se reuniu por 45 minutos com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, e com o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Richard Gallagher.

Segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, durante o encontro “foi possível apresentar as respectivas posições sobre as relações com a República Popular da China em um clima de respeito e cordialidade”.

Além disso, Bruni indicou que também falaram sobre "algumas áreas de conflito e crise, particularmente o Cáucaso, o Oriente Médio e o Mediterrâneo Oriental".

Por sua vez, o Cardeal Parolin disse, em 30 de setembro, sobre a possível prorrogação do acordo com a China que "da nossa parte existe essa vontade".

“Estamos na política de pequenos passos. Acreditamos em cada resultado, mesmo que não seja chamativo ou marcante, mesmo que à primeira vista pareça não dar grandes resultados. Procuramos dar passos adiante para a afirmação de uma maior liberdade religiosa”, sublinhou.

O acordo entre o Vaticano e a China para a nomeação dos bispos foi assinado em 22 de setembro de 2018. Embora seu conteúdo não tenha sido divulgado, as negociações para sua renovação estão em andamento.

Sobre a renovação do acordo com a China, o Secretário de Estado do Vaticano disse que “decidimos avançar no sentido de que é uma reflexão pensada, é uma reflexão feita depois de muitos anos caminhando nesta direção”.

“Sabemos que existem muitas resistências, muitos detalhes e críticas. Sabemos disso e os levamos em consideração porque o assunto é muito delicado. Mas acreditamos que este é o caminho”, acrescentou.

O Cardeal especificou que o Santo Padre não recebeu Pompeo porque “o Papa disse-lhe claramente que não recebe personalidades políticas em vista das eleições. Esta é a razão".

Confira também: