Diversos  bispos espanhóis confirmaram seu apoio à manifestação convocada para novembro em Madri pela Confederação Católica de Pais de Alunos (CONCAPA),  contra o polêmico projeto da Lei Orgânica de Educação (LOE) que em breve debaterá o Congresso dos Deputados.

O Bispo de Logroño, Dom José Omella, assinalou ao jornal La razón, que os pais têm todo o direito a manifestar-se, porque neste momento não se leva em conta o critério de pais, dos professores, nem dos alunos.  

De modo similar se pronunciou o Bispo de Terrasa, Dom Josep Angel Saiz,  quem assinalou  que o direito à matéria de Religião não é uma concessão, senão um direito das crianças, os jovens e os pais”.

“O Estado não pode proceder contra um sentir maioritário da cidadania por isso sou partidário da convocatória da CONCAPA, que  apoiarei com  todas minhas forças”, anotou o Prelado.

Por sua parte, o Bispo de Huesca, Dom Jesus Sanz, indicou desde Jerusalém que “nos próximos dias nos confirmará a data da manifestação, na qual penso participar ativamente, animando a todo mundo para que assista”.

Outros prelados que mostraram sua absoluta discord[ancia com a LOE são o Arcebispo de Toledo e Primado da Espanha, Dom Antonio Cañizares; o Bispo de Pamplona, Dom Fernando Sebastián, e o Bispo de Jaén, Dom Ramón del Hoyo.

Como se lembra, o Conselho de ministros da Espanha enviou faz umas semanas um  projeto de reforma educativa ao Congresso dos Deputados no qual não considera a disciplina de Religião como parte dos currículos a ser estudados nas distintas etapas educativas.