O Arcebispo de Saint Louis, Dom Raymond Burke, afirmou que os jovens de hoje devem estar ne primeira linha da nova evangelização na Igreja e da transformação da cultura.

Conforme informa o semanário do arcebispado local, St. Louis Review, Dom Burke indicou também que “existe entre vocès, jovens, uma grande sede de conhecer mais profundamente o Evangelho, a Igreja e experimentar a presença (de Cristo) na Igreja”; Diante de centenas de jovens que se encontravam no St. Monica Young Adult Coffee House da paróquia Creve Coeur, com ocasião de seu quinto aniversário.

Também lamentou que a cultura moderna se tornou totalmente secularizada” e assinalou aos jovens presentes que “têm muito para contribuir à transformação da Igreja e a sociedade”.

Recordando a João Paulo II, o Arcebispo comentou que “estamos chamados a viver nossa fé com  novo entusiasmo e com nova energia”. Destacou que João Paulo II “exortou-nos a recuperar o entusiasmo e energia dos primeiros cristãos”.

Logo depois de sua ordenação sacerdotal em 1975, o então presbítero se deu conta das carências catequéticas na Igreja, especialmente entre os católicos jovens. “Acredito que cometemos enganos nesses anos para fazer uma catequese efetiva. As crianças não sabiam as orações”, adicionou.

"Sua geração é a que, por cima de outras coisas, me diz que desejam conhecer as partes que faltam. Têm o entusiasmo e a energia”, alentou o Prelado e acrescentou “a maneira de evangelizar a cultura de hoje é través de Jesus Cristo mesmo”.

"A dificuldade com tantos programas –prosseguiu– está em pensar que a renovação da Igreja está em algum tipo de fórmula, atividade ou evento”. “Não devemos ser salvos por uma fórmula senão por uma pessoa”, finalizou.