O Presidente do Instituto de Política Familiar (IPF), Eduardo Hertfelder, enviou uma carta ao Partido Popular (PP) cumprimentando o anúncio da apresentação do recurso de inconstitucionalidade à lei que equipara as uniões homossexuais ao matrimônio e à família.

Na carta enviada ao Presidente do PP, Mariano Rajoy; ao Secretário Geral do PP, Angel Acebes e ao Porta-voz do PP, Eduardo Zaplana, o IPF expressa que “ante uma lei regressiva e injusta para a família e a infância aprovada de costas à sociedade, sem diálogo e sem consenso, havia numerosos e sólidos argumentos jurídicos de sua inconstitucionalidade”. Manifesta além disso, a confiança existente em que o PP atuará com “coerência política”, sem abandonar às famílias, quem já tem visto “atendidas suas reivindicações”.

Referindo-se à decisão do PP de apresentar o recurso de inconstitucionalidade, o IPF assinalou na carta que “este tipo de decisões, coerentes e sem ambigüidades, de apóio à família são as que constatam e evidenciam que um partido político quer governar para a maioria, atende as demandas das famílias  e não procura o ‘divórcio’ com a sociedade senão, pelo contrário, procura refletir na ação, seu compromisso com ela. Adicionaram que esta atitude, contrasta com as de outros partidos políticos que ‘atrapalhados em posições sectárias e minoritárias’ não duvidam em legislar com medidas regressivas e anti-familiares contra a imensa maioria da sociedade com tal de satisfazer suas exigências partidárias”.

Finalmente, Hertfelder solicitou ao PP continuar com o compromisso eleitoral do partido, modificando ou retirando a lei se chegarem novamente ao poder governamental.