O Papa Francisco celebrou uma Missa com a Gendarmaria do Vaticano por ocasião da próxima festa de São Miguel Arcanjo, padroeiro e protetor da Polícia do Estado Italiano e do corpo da Gendarmaria Vaticana.

A Eucaristia foi celebrada no Altar da Cátedra da Basílica de São Pedro no sábado, 26 de setembro, às 17h (hora local), e não na gruta de Lourdes nos Jardins do Vaticano como estava previsto, devido ao tempo chuvoso nestes dias em Roma.

Na homilia, o Santo Padre comentou as leituras dominicais que “nos falam de conversão” e destacou que “a conversão do coração, conversão que significa 'mudar de vida'” ocorre “quando o coração que não vai para o bom caminho encontra um bom caminho”.

Nesta linha, o Papa disse que “o encontro com Deus, a conversão, está em ambas as partes, ambos procuram encontrar-se”, pois “o perdão não é só ir lá, bater à porta e dizer: 'perdoa-me' e do telefone respondem: 'Eu te perdoo, vai'”, mas que“ o perdão é sempre um abraço de Deus, Deus que caminha, como nós caminhamos, para nos encontrarmos”.

Deste modo, o Santo Padre recordou a parábola do filho pródigo e do pai que o acolhe com um abraço “não o esperou na porta com o dedo apontando, ele o abraçou! E quando o filho falou pedindo perdão, o abraço cobriu a sua boca. Esta é a conversão. Este é o amor de Deus. É um caminho de encontro mútuo”.

“Um coração sempre aberto ao encontro com Deus - isso é conversão, estar aberto ao encontro com Deus - qual é o modelo? O modelo é o do Evangelho, do rico, do pobre, o modelo é Jesus Cristo. Saiu para nos receber”, advertiu.

Neste sentido, o Papa disse que “o caminho da conversão é aproximar-nos, é proximidade, mas proximidade que é serviço”, por isso lhes pediu que “cada vez que vocês se aproximem para servir, imitem Jesus Cristo. Cada vez que vocês deem um passo para colocar ordem, pensem que estão fazendo um serviço”.

“Sua autoridade está no serviço: estabelecer limites, fazer as coisas acontecerem, mas no serviço, na caridade, na amabilidade. E esta é uma grande vocação”, disse o Papa e acrescentou “para mim seria uma grande tristeza se alguém me dissesse: “Não, seu Corpo de Gendarmaria... são empregados, empregados que cumprem o horário e depois não se importam...’. Não, não. Esta não é a forma de converter e converter os outros. Seu caminho é o do serviço”, destacou.

Por fim, o Santo Padre agradeceu-lhes pelo serviço. "Obrigado, porque vejo que o serviço de vocês segue por esse caminho" e os encorajou a "retomar esse caminho para a conversão das pessoas e também para a própria conversão".

“No serviço nunca se erra, porque o serviço é amor, é caridade, é proximidade. O serviço é o caminho que Deus escolheu em Jesus Cristo para nos perdoar, para nos converter”, concluiu.

Confira também: