Em sua habitual catequese semanal, o Papa Bento XVI reiterou que Deus acompanha o homem na história, vivendo com ele as vicissitudes e oferecendo-lhe sua bênção.

Ao meditar sobre a segunda parte do Salmo 131 "O chamado de Davi e de Sión", o Santo Padre indicou que "se experimentará então a presença de Deus no meio do povo: será como um habitante entre os habitantes de Jerusalém, como um cidadão que vive com outros cidadãos as vicissitudes da história, oferecendo a potência de sua bênção".

Na Praça de São Pedro na presença de 26 mil peregrinos, o Papa indicou que este salmo é "um canto que evoca um evento fundamental na história de Israel: o traslado do arca do Senhor à cidade de Jerusalém".

"O rei tinha jurado que não se estabeleceria no palácio real antes de ter encontrado uma morada para a arca de Deus, sinal da presença do Senhor junto a seu povo. A aquele juramento do soberano responde agora o juramento do próprio Deus: ‘O Senhor jurou a Davi uma promessa firme da qual não se retratará’", assinalou.

Bento XVI sublinhou que "à promessa e ao dom de Deus, deve responder a adesão fiel e ativa do ser humano em um diálogo que une a liberdade divina e a liberdade humana".

"O Salmo 131 se converte em uma celebração do Deus-Emanuel, que está junto com suas criaturas, vive junto a elas e as abençoa sempre que estiverem unidas a ele na verdade e na justiça. O centro espiritual deste hino –concluiu– é o prelúdio da proclamação do Evangelista São João: 'E o Verbo se fez carne e habitou entre nós'".

Dirigindo-se aos peregrinos de fala hispana, o Papa saudou "em particular à peregrinação da Osma-Soria com seu Bispo, às Missionárias Apostólicas da Caridade e aos sacerdotes do Colégio Mexicano em Roma, assim como a outros grupos da Espanha, Argentina, México e outros países latino-americanos. Convidou a todos a dar graças a Deus por seu maravilhoso intuito de levar a gênero humano e a cada um de nós para Cristo, e Salvador".