A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou seu  pesar e “grande tristeza” pela notícia do falecimento do bispo de Viana do Castelo, Dom Anacleto Oliveira, de 74 anos, em um acidente  de automóvel nesta sexta-feira, 18.

“Eram conhecidas as competências de D. Anacleto como biblista e homem de cultura, constantemente atento às realidades concretas da nossa sociedade, extremamente dedicado aos sacerdotes e aos fiéis que servia pastoralmente, sempre solícito nas ações comuns da Igreja em Portugal”, refere uma nota da CEP publicada pela Agência ECCLESIA, do episcopado português.

“O texto recorda que o falecido bispo tinha celebrado recentemente 50 anos de ordenação sacerdotal e 10 anos como pastor da Diocese de Viana do Castelo”, afirma a nota lançada pela agência Ecclesia.

Dom Anacleto sofreu um acidente de automóvel na autoestrada A2, perto da cidade de Almodôvar, quando regressava do seu período de descanso no sul de Portugal.

“Agradecemos ao Senhor por tantos e bons trabalhos que D. Anacleto exerceu entre nós, rezamos para que o acolha na sua comunhão, concedendo-lhe o eterno descanso nos esplendores da luz perpétua, e desejamos que seja nosso intercessor no Coração de Deus Pai, alimentando com fé e esperança todos os que sofrem por esta inesperada partida”, afirma a missa dos bispos enviada a Ecclesia.

Por sua parte, a Diocese de Viana do Castelo noticiou a morte “inesperada” do seu bispo, pedindo aos fiéis orações e serenidade.

“As circunstâncias excecionais que nos envolvem aconselham-nos, por isso, a uma oração reforçada, assim como à serenidade e tranquilidade próprias de quem coloca o seu coração no Senhor”, reforça o texto da diocese de Viana do Castelo, cujo governo passa para a responsabilidade de seu vigário-geral, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira, que assume as funções de Administrador Apostólico até que o Santo Padre nomeie um novo bispo.

Biografia

A agência Ecclesia do Episcopado português divulgou também uma breve biografia do falecido prelado:  

“D. Anacleto Oliveira nasceu a 17 de julho de 1946, na freguesia de Cortes, em Leiria, e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1970; após a ordenação, estudou Sagrada Escritura em Roma e na Alemanha, onde foi capelão de uma comunidade portuguesa durante 10 anos.

Nomeado bispo para auxiliar de Lisboa em 2005, pelo Papa João Paulo II, a ordenação episcopal de D. Anacleto Oliveira decorreu no Santuário de Fátima no dia 24 de abril desse ano, presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, então bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

No dia 11 de junho de 2010 D. Anacleto Oliveira foi nomeado por Bento XVI como bispo de Viana do Castelo, o quarto bispo da diocese do Alto Minho, criada pelo Papa Paulo VI em 1977”.

Confira: