O Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, afirmou que os preparativos para o Encontro Mundial da Família (EMF) Valência 2006, "ajudarão a valorizar à família, seu papel insubstituível na sociedade, e sua missão evangelizadora", em uma Eucaristia celebrada ao começar o curso que finalizará no EMF.

Em uma Missa diante de quase mil representantes dos movimentos e associações familiares valencianos envolvidos na organização, Dom García-Gasco lhes agradeceu "sua mobilização e entusiasmo no compromisso com este evento histórico".

"Não se trata de falar simplesmente da família e fazer literatura sobre ela mas de assumir e difundir o papel da família que transforma a sociedade porque vive a fé em Cristo e a transmite a outros", indicou o Arcebispo.

Estas associações, mediante um comunicado lido ao começar a Missa, aderiram-se ao EMF e expressaram que esta ocasião "nos cheia de alegria e  abriremos nossas casas a fim de dar alojamento a todas as famílias venham de todo o mundo". Também expressaram sua preocupação ante "determinadas situações sociais que comprometem a dignidade matrimonial e, conseqüentemente, à instituição familiar".

Entre os grupos que participaram na Eucaristia se encontravam a Confederação Católica de Pais de Família e Pais de Alunos da Comunidade Valenciana e a Associação Valenciana de Famílias e Famílias Numerosas.