O Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, Dom Paul Richard Gallagher, visitou a Bielorrússia como enviado da Santa Sé de 11 a 14 de setembro.

A Igreja Católica na Bielorrússia está sob pressão do governo porque o agora exilado Arcebispo de Minsk, Dom Tadeusz Kondrusiewicz, expressou seu apoio ao direito da população de se manifestar contra a nova reeleição presidencial de Alexander Lukashenko, no poder desde 1994.

Depois de apoiar o direito da população de se manifestar contra a reeleição de Lukashenko - em uma eleição polêmica no início de agosto - Dom Kondrusiewicz fez uma viagem à Polônia.

No entanto, no dia 31 de agosto, os guardas de fronteira da Bielorrússia impediram-no de voltar ao seu país, sem lhe dar qualquer explicação, razão pela qual está agora exilado na Polônia. Dom Kondrusiewicz é também presidente da Conferência dos Bispos Católicos da Bielorrússia.

Dom Gallagher chegou a Minsk no dia 11 de setembro com o Núncio Apostólico, Dom Antonio Mennini, e o secretário da Nunciatura em serviço na Seção de Relações com os Estados, Dom Paul Butnaru.

No aeroporto de Minsk foram recebidos pelo Vice-Ministro das Relações Exteriores, Sergei Aleinik, e pelo Encarregado de Negócios da Nunciatura Apostólica na Bielorrússia, Pe. Maher Chammas.

Posteriormente, a delegação visitou a sede do Ministério das Relações Exteriores, onde se reuniu com o ministro Vladimir Makei por cerca de uma hora e meia.

Segundo informou L'Osservatore Romano, jornal oficial da Santa Sé, durante o encontro “foram recordados alguns dos momentos mais importantes da colaboração entre a Belarus e a Santa Sé no âmbito internacional, assim como a importante contribuição da Igreja Católica local para o crescimento espiritual do povo bielorrusso, para sua assistência social, para a boa convivência nacional inter-religiosa e para a promoção da identidade cultural do país. Também foi dada particular atenção à melhor maneira pela qual a Igreja Católica pode continuar a realizar sua missão espiritual em benefício de todos os cidadãos”.

No dia seguinte, Dom Gallagher se reuniu na Nunciatura Apostólica com os bispos católicos da Bielorrússia para "mostrar-lhes a proximidade concreta e o apoio do Santo Padre" e também para permitir ao enviado da Santa Sé "conhecer mais profundamente os desafios enfrentados pelas comunidades católicas e seus Pastores”.

“O encontro foi muito útil para avaliar o caminho que a Igreja local deve seguir para permanecer fiel à sua identidade e à sua missão evangélica, ao mesmo tempo tornar-se um instrumento eficaz de coesão social”, indicou L’Osservatore Romano.

Na tarde de sábado, 12 de setembro, a delegação visitou em particular a Catedral Ortodoxa de Minsk, juntamente com a Capela adjacente da Faculdade de Teologia Ortodoxa, e a Catedral Católica que se encontra nas proximidades. “A visita permitiu conhecer alguns detalhes da história religiosa do país e, sobretudo, sua capacidade de renascimento espiritual após os tempos difíceis do ateísmo.

Posteriormente, Dom Gallagher se reuniu na Nunciatura Apostólica com o Vice-Ministro das Relações Exteriores e Embaixador junto à Santa Sé, Sergei Aleinik, para trocar “novamente pontos de vista sobre vários temas de importância nacional e internacional e aprofundar a reflexão sobre alguns aspectos de maior relevância e atualidade”.

No domingo, 13 de setembro, Dom Gallagher celebrou a Santa Missa na capela da Nunciatura Apostólica com a presença de alguns embaixadores católicos. No final da celebração, houve uma breve saudação entre os presentes.

Finalmente, no domingo à tarde, a Delegação fez uma visita privada ao Santuário Memorial em homenagem a todos os santos e encontrou o Arcipreste Fyodor Povny.

Finalmente, na segunda-feira, 14 de setembro, o Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano voltou ao Vaticano.

Confira também: