Logo depois de um extenso debate sobre a influência dos meios de comunicação na visão da realidade dos jovens culminou o passado fim de semana em Varsóvia, a Assembléia Plenária da Comissão Episcopal Européia para os Meios (CEEM).

Conforme informou Europa Press, o representante do Episcopado espanhol, José María Gil, o evento reuniu aos porta-vozes das episcopados europeus e a alguns peritos de comunicação para debater sobre a visão que os jovens têm da realidade e as linguagens que os meios utilizam para transmitir a fé.

Adicionou que o tema do impacto mediático nos jovens cobrava nesta oportunidade especial relevância pela recente celebração da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Alemanha e porque a Assembléia teve lugar em Varsovia, a capital do país onde nasceu o recordado João Paulo II.

A Assembléia Plenária esteve presidida pelo Arcebispo de Varsóvia-Praga, Mons. Leszek Slawoj Glódz e  nela participaram também o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom John Foley, e o Núncio Apostólico na Polônia, Dom Józef Kowalczyk.

No evento, o decano da Faculdade de Comunicação da Universidade Católica Santo Antônio de Múrcia, Arturo Merayo, referiu-se aos valores e contravalores dos meios de comunicação nos jovens, assim como aos desafios da Igreja diante da evangelização do mundo da informação".

Do mesmo modo, recordou que os contra-valores que continuamente alentam os meios de comunicação, são o "consumismo, o relativismo e o individualismo".