Depois de terminada a reunião com o Vice-presidente da Venezuela, José Vicente Rangel, o novo Núncio Apostólico no país, Dom. Giacinto Berloco, indicou que existem "muitos pontos de convergência e muitos aspectos para colaborar" entre o Governo e a Santa Sé.

Durante a reunião, o Prelado apresentou ao Governo a saudação do Papa Bento XVI. Posteriormente declarou à imprensa que sua missão é "fortalecer as relações entre a Igreja na Venezuela e a Santa Sé", assim como com as autoridades do país.

Além disso, afirmou, "ser um pouco facilitador no momento que haja alguma coisa que melhorar, poder dar ali uma mão para que as coisas tenham um rumo mais oportuno e proveitoso".

"É muito bom que haja esse entendimento e esta mútua colaboração", expressou. Dom. Berloco destacou a aproximação que nos últimos meses se deu entre o Estado venezuelano e a Santa Sé, a raiz da nomeação do novo embaixador no Vaticano, Ivan Rincón; tendo em conta que em anos anteriores o país esteve representado por um encarregado de negócios.

Do mesmo modo, pediu que se "pense a situação de hoje, no que se pensa realizar no futuro das relações", afirmou.

Por outro lado, recordou que quando há diferenças entre duas partes, estas devem ser resolvidas por meio do diálogo. "Falando entre as partes interessadas para que justamente se possa encontrar um caminho e manter o entendimento, a colaboração que é importante para o povo, de um país, neste caso da Venezuela", afirmou.