O Secretário Geral da Conferência Episcopal Colombiana e Bispo Emérito de Florência, Dom. Fabián Marulanda, solicitou à Corregedoria Geral da Colômbia, agilizar a investigação sobre os crimes dos quais é acusado o sacerdote espanhol Ricardo Lorenzo Cantalapiedra, detido em meados de agosto acusado de manter vínculos suspeitos e servir como testa-de-ferro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

"A lentidão com que a justiça colombiana tem atuado não permitiu esclarecer a situação jurídica do religioso", afirmou Dom. Marulanda, acrescentando que para os Bispos a relação do Pe. Cantalapiedra com as FARC é só "circunstancial" já que há dois anos, o sacerdote é o pároco da região de La Uribe (Meta), zona ao sul do país com grande presença de grupos armados.

Por outro lado, a família do sacerdote, residente na Espanha, enviou um comunicado ao Corregedor Geral da Nação, Mario Iguarán, pedindo "observadores imparciais" já que "ninguém é culpado até que se demonstre o contrário".

A emissora de rádio Caracol, informou que o Pe. Cantalapiedra se encontra sob prisão domiciliar na Casa Provincial dos Salesianos em Bogotá e no próximo dia 23 de setembro deve apresentar-se na Corregedoria para prestar depoimento sobre os crimes dos quais é acusado.