Emma Morosini, também conhecida como a “vovó peregrina”, faleceu no último dia 10 de setembro, aos 96 anos, em Castiglione delle Stiviere, na província de Mântua (Itália).

Nascida em 8 de janeiro de 1924, a peregrina italiana ficou conhecida mundialmente por percorrer longos trajetos rumo a santuários marianos.

Uma das peregrinações de Emma se deu no Brasil, no ano passado, quando caminhou durante 30 dias, entre São Luís (MA) e o Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA).

Após a notícia do falecimento de Emma, a Basílica de Nazaré expressou suas condolências por meio de sua página no Instagram, recordando a passagem de Emma pela capital paraense.

“A ‘Vovó Peregrina’ (Emma Morosini), descansou nos braços de Nosso Senhor Jesus Cristo, após inúmeras caminhadas em agradecimento a uma benção alcançada. Ano passado, a Vovó Peregrina visitou o Santuário da Rainha da Amazônia depois de aproximadamente 30 dias, nos quais percorreu uma distância de 733,8 km, do Maranhão até o Pará”, lembrou.

Emma Morosini “tornou-se um exemplo de fé e uma disseminadora de alegria por todas as cidades, estados e países pelos quais passou, sempre com um sorriso no rosto e uma determinação guiada pelo Espírito Santo”, assinalou a postagem.

“Que a Vovó Peregrina continue com suas caminhadas ao lado de Deus e que Nossa Senhora de Nazaré conforte os corações dos familiares, amigos e todos aqueles que foram tocados por sua história”, completou.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Na ultima quinta-feira (10) a “Vovó Peregrina” (Emma Morosini), descansou nos braços de Nosso Senhor Jesus Cristo, após inúmeras caminhadas em agradecimento a uma benção alcançada. Ano passado, a Vovó Peregrina visitou o Santuário da Rainha da Amazônia depois de aproximadamente 30 dias, nos quais percorreu uma distância de 733,8 km, do Maranhão até o Pará. Tornou-se um exemplo de fé e uma disseminadora de alegria por todas as cidades, estados e países pelos quais passou, sempre com um sorriso no rosto e uma determinação guiada pelo Espírito Santo. Que a Vovó Peregrina continue com suas caminhadas ao lado de Deus e que Nossa Senhora de Nazaré conforte os corações dos familiares, amigos e todos aqueles que foram tocados por sua história. . . ?: ASCOM Basílica Santuário de Nazaré

Uma publicação compartilhada por Basílica Santuário de Nazaré (@basilicadenazareoficial) em

Emma Morosini começou suas peregrinações em 1994, aos 70 anos. Na época, foi oi diagnosticada com uma inflamação no tecido que reveste a parede interna do abdômen e recobre a maioria dos órgãos dessa região. Após o pedido de intercessão à Nossa Senhora, alcançou a graça da cura e, desde então, iniciou as peregrinações a templos marianos pelo mundo.

O primeiro santuário que visitou foi o de Nossa Senhora de Lourdes, na França. Em seguida, passou por vários outros, como Fátima, em Portugal; Lujá, na Argentina; Assunção, no Paraguai; Guadalupe, no México; e também Aparecida, no Brasil; sempre em oração por intercessão de Nossa Senhora à paz mundial, a restauração das famílias e proteção aos jovens.

A última peregrinação de Emma aconteceu no ano passado, quando caminhou de Mântua ao Santuário de Częstochowa, na Polônia.  De acordo com o site de Avvenire, da Conferência Episcopal Italiana, a vovó peregrina percorreu, no total, cerca de 35 mil quilômetros.

O funeral de Emma Morosini acontece na manhã desta segunda-feira, 14 de setembro, na Catedral de Castiglione delle Stiviere.

Confira também: