"Karol um homem que chegou a ser Papa" é o primeiro DVD dedicado à figura do Papa João Paulo II, que irá à venda amanhã nos mercados espanhóis e que foi aprovado pelo Vaticano e a Conferência Episcopal Espanhola (CEE).

O Papa Bento XVI, depois de ter visto o filme em 19 de março deste ano no Vaticano, manifestou-se confiado no testemunho que se apresenta o filme e augurou que "graças ao testemunho do Papa João Paulo II, evocado nesta significativa produção cinematográfica, irá reavivar em todos o propósito de trabalhar, cada um em seu campo e segundo suas próprias possibilidades, a serviço de uma ação decidida de paz na Europa e no mundo inteiro".

Do mesmo modo, o diretor da Sala de Informações da CEE, Isidro Catela, qualificou o DVD como um filme que "vai ajudar muito, tanto crentes como a não crentes, a conhecer em profundidade a vida exemplar de João Paulo II". Sobre o conteúdo, acrescentou que "embora se centre mais no homem que na dimensão espiritual, deve ser entendido como uma opção do diretor. O espectador aprofundará no aspecto humano do Papa anterior e não ficará alheio a sua dimensão espiritual, por isso vale a pena".

O filme conta a vida de Karol Wojtyla desde sua juventude, as perseguições durante a Guerra, sua formação como seminarista e sua ordenação sacerdotal. Termina com sua eleição pontífica em 1978.

Dirigido por Giacomo Battiato e protagonizado por Piort Adamczyk, o filme apresenta João Paulo II como um homem que durante toda sua vida se dedicou a ajudar a quem necessitasse, um operário, poeta e mestre que marcou uma época e deixou uma grande marca na história.