O Vigário de Roma e Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Cardeal Camillo Ruini, defendeu a importância do matrimônio e a sacralidade da família, assegurando que esta "não pode ser igualada aos casais de fato".

Conforme informou a Rádio Vaticano, ao iniciar o Conselho Permanente da CEI, o Cardeal "abordou grandes e prioritários temas eclesiásticos dentro de um panorama internacional e italiano. O primeiro pensamento esteve dedicado ao Papa Bento XVI e em particular a seus encontros na 20º Jornada Mundial da Juventude em Colônia neste verão".

Referindo-se à conjuntura italiana, destacou o grande papel social da família autêntica, diante da polêmica por diversos projetos de lei que pretendem igualar o matrimônio e casais de fato.

"Não há necessidade de normas como as francesas que poderiam levar a um pequeno matrimônio que iria contra à própria natureza e do valor da família e causaria um grave dano ao povo italiano", indicou.

Do mesmo modo, lembrou que a Constituição Italiana, "entende com unívoca precisão que a família é como 'uma sociedade' natural fundada no matrimônio e reconhece seus direitos. Conseqüentemente o Tribunal Constitucional afirmou em diversas ocasiões que a convivência dos casais de fato não podem ser assimiladas à família".