A Conferência Episcopal Europeia expressou seu apoio a Dom Tadeusz Kondrusiewicz, Arcebispo de Minsk (Bielorrússia) e presidente da Conferência Episcopal da Bielorrússia, depois que teve sua entrada negada ao país quando retornava de uma peregrinação.

O Arcebispo de Minsk voltava ao país depois de participar das celebrações em homenagem a Nossa Senhora de Częstochowa, na Polônia.

"A presidência da Conferência Episcopal Europeia expressa a proximidade de todo o episcopado europeu a Dom Kondrusiewicz e à Igreja da Bielorrússia nesta delicada situação” e apoia o apelo do Papa Francisco “ao diálogo, à rejeição à violência e ao respeito pela justiça e pelo direito", dizem em um comunicado.

Além disso, recordam as palavras do Papa nas quais confia "todos os bielorrussos à proteção de Nossa Senhora, Rainha da Paz".

Nesse comunicado, também recordam que rezam por todo o povo bielorrusso e pedem "o retorno imediato do Arcebispo de Minsk à casa para que possa retomar seu ministério episcopal".

Também encorajam as pessoas a trabalharem para resolver pacificamente o conflito e a seguirem com fé o caminho do diálogo para o bem do homem e de toda a sociedade.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: