A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Bento XVI nomeou como novo Arcebispo de Caracas (Venezuela) Dom. Jorge Liberato Urosa Savino, que até o momento da nomeação se desempenhava como Arcebispo de Valência.

O Prelado nasceu em Caracas em 1942. Realizou os estudos eclesiásticos no Seminário Interdiocesano de Caracas e no Seminário de Santo Agostinho, em Toronto, Canadá. Posteriormente, obteve o doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em Caracas em 15 agosto de 1967. desempenhou-se como professor e Superior do Seminário São José de Caracas. Foi Reitor do Seminário Interdiocesano Santa Rosa de Lima em Caracas.

Em 6 de julho de 1982 foi nomeado Bispo titular de Vegesela de Bizacena e Auxiliar de Caracas. Recebeu a consagração episcopal em 22 de setembro de 1982. Em 16 de março de 1990 foi nomeado Arcebispo metropolitano de Valência, na Venezuela.

Dom. Urosa sucede no governo pastoral da arquidiocese de Caracas ao Cardeal Antonio Ignacio Velasco que faleceu em 6 de julho de 2003.

A arquidiocese de Caracas tem uma população de quatro milhões de habitantes, dos quais três milhões e 400 mil se professam católicos. São 610 os sacerdotes que prestam seu serviço pastoral na circunscrição, além dos quase dois mil religiosos e onze diáconos permanentes.

Em declarações à imprensa local, o recém designado Arcebispo de Caracas, manifestou sentir "grande alegria" e ter recebido, "com um senso de obediência à vontade de Deus", a nomeação.

O Prelado expressou que agora lhe corresponde "ser o pastor de todos os fiéis da arquidiocese de Caracas, para anunciar a mensagem de Jesus Cristo e levar-lhes o amor de Jesus Cristo especialmente àqueles que estão em situações mais difíceis, os pobres, os fracos, os excluídos, os doentes, os presos, aqueles que se afastaram de Deus".