Mais duas cidades brasileiras receberam respiradores doados pelo Papa Francisco para o combate à pandemia de Covid-19: o Hospital São José, em Aracaju (SE), e o Hospital São Francisco na Providência de Deus, no Rio de Janeiro (RJ).

Essas cidades se somam Tocantinópolis (TO), Goiânia (GO), Crato (CE) e Porto Alegre (RS), que também receberam equipamentos doados pelo Pontífice.

O Santo Padre enviou ao Brasil 18 respiradores e 6 aparelhos de ultrassom, como resposta ao apelo “à generosidade e solidariedade para com as populações e países que mais sofrem com a emergência epidemiológica da COVID-19”.

No dia 28 de agosto, dois respiradores e um aparelho de ultrassom foram entregues ao Hospital São José, em Aracaju, por Dr. Paolo Taccone, médico da Hope Onlus, uma ONG italiana especializada em projetos humanitários em saúde e educação.

O Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, participou da cerimônia, ao lado da diretoria e de colaboradores do hospital, que é gerido pelas Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.

Já no dia 31 de agosto, quatro ventiladores e um ultrassom portátil foram entregues pelos emissários do Papa Francisco, doutores Paolo Tachine e Antonio Guizzetti, representantes da Hope Onlus, ao Hospital São João na Providência de Deus, no Rio de Janeiro. Esta instituição foi visitada pelo Pontífice em 2013, no marco de sua visita ao Brasil por ocasião da Jornada Mundial da Juventude.

O Arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta presidiu uma Missa em ação de graças pelos equipamentos de saúde enviados pelo Santo Padre, na capela do hospital.

“Aqui no Rio de Janeiro, tivemos esta oportunidade de receber os equipamentos, fruto da solidariedade e preocupação do Santo Padre com todas as vítimas e contaminados desta pandemia que mudou a realidade do mundo. Agradecemos ao Papa Francisco pela deferência”, disse Dom Orani.

Confira também: