Ao receber nesta manhã a mais de uma centena de bispos ordenados no último ano, o Papa Bento XVI pediu aos prelados serem "Mestres da fé" e "doutores autênticos que anunciam ao Povo com a mesma autoridade de Cristo, a fé que devem viver e crer".

"Ao dar os primeiros passos no ofício episcopal já vos destes conta de quão necessários são a confiança humilde em Deus e a coragem apostólica que nasce da fé e do sentido de responsabilidade do bispo. Entre suas tarefas destaco a de serem mestres da fé", disse o Santo Padre aos 110 novos prelados que participam de umas jornadas de oração, reflexão e estudo sobre a missão episcopal.

Em uma audiência celebrada no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, Bento XVI disse que aos bispos que "o anúncio do Evangelho está nas origens da Igreja e de seu desenvolvimento no mundo, como também do crescimento dos fiéis na fé. Como sucessores dos apóstolos, são ‘doctores fidei’, doutores autênticos que anunciam ao povo com a mesma autoridade de Cristo, a fé que devem viver e crer".

"A resposta a Deus exige um caminho interior que leva o fiel a encontrar-se com o Senhor. Para isso são necessários o recolhimento e o silêncio, atitudes que vos convido, além de vivê-las em primeira pessoa, propor a seus fiéis, organizando as iniciativas oportunas que favoreçam o descobrimento da primazia da vida espiritual", disse o Papa, depois de expressar sua alegria pela presença dos bispos das Igrejas Orientais que se juntaram a esta iniciativa com os prelados de rito latino.

Depois, lembrando que na solenidade dos Santos apóstolos Pedro e Paulo havia entregado à Igreja o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, síntese do Catecismo mais amplo, o Pontífice disse aos bispos que lhes entregava idealmente estes dois documentos fundamentais "para que sejam ponto de referência de vosso ensinamento e sinal da comunhão da fé que vivemos".

Bento XVI, em seguida, convidou os prelados a estar perto dos sacerdotes e dos catequistas de sua diocese, e referindo-se ao ano da Eucaristia que está por terminar, exortou a "trabalhar para que essa iniciativa deixe no coração dos fiéis o desejo de enraizar cada vez mais sua vida na Eucaristia".

"O bispo –destacou o Santo Padre– deve além disso uma atenção particular à participação dos fiéis na Missa dominical, em que ressoa a Palavra de vida e Cristo se faz presente sob as espécies do pão e do vinho. A Missa, além disso, permite aos fiéis alimentar o sentido comunitário da fé".

Por último, o Papa animou seus "queridos irmãos" bispos a ter sempre "grande confiança na graça" e as infundir em seus colaboradores "para que a pérola preciosa da fé resplandeça sempre e se custodie, defenda e transmita em sua pureza".