O Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, afirmou que existem circunstâncias que convidam a olhar para o futuro e agradecer a Deus pelos bens fecundos com que Deus abençoou o Chile, durante o Te Deum celebrado na Catedral Metropolitana pelo 195º aniversário de Primeira Junta Nacional do país do sul.

Para o Arcebispo do Santiago, os motivos de esperança são, em primeiro lugar, a canonização do Padre Alberto Hurtado, "que foi um dos chilenos mais inquietos e comprometidos com nosso povo, que sempre foi amigo de Deus e dos homens, especialmente dos pobres e dos mais abandonados"; o futuro do novo texto da Constituição, assinado pelo Presidente Ricardo Lagos, "que dá uma ampla base institucional e consensual a nossa Nação"; os programas de governo e as tarefas legislativas que "impulsionarão os que forem eleitos nas próximas eleições".

Por último, citou a preparação da celebração do Bicentenário do Chile em 2010. "A preparação deste acontecimento reúne por todo o Chile a incontáveis cristãos em frutíferos diálogos, em torno de mesas de esperança", indicou o Cardeal Errázuriz.

"Por esta perspectiva, sonhando o futuro do Chile, convido-os a agradecer a amizade de Deus, que é a primeira origem de todo o bem, como deste modo os grandes tesouros espirituais que Ele nos confiou para construir a Pátria", destacou.

O Cardeal Errázuriz também se referiu à escandalosa má distribuição dos ganhos". "Fruto disso, também da riqueza, em um país como o nosso, que tem feito grandes progressos em sair do subdesenvolvimento, cuja renda média por habitante cresceu notavelmente, e cuja cultura tem evidentes raízes cristãs", acrescentou o Cardeal.

"Que nos inspire a verdade que ensina o recente Compêndio da Doutrina Social da Igreja: ‘O destino universal dos bens comporta um esforço comum dirigido a obter para cada pessoa e para todos os povos as condições necessárias de um desenvolvimento integral, de maneira que todos possam contribuir à promoção de um mundo mais humano’", prosseguiu.

À cerimônia assistiram as máximas autoridades do país, o Presidente da República, Ricardo Lagos, e sua esposa; junto com os presidentes do Senado, Sergio Romero; da Câmara de Deputados, Gabriel Ascencio; e do Superior Tribunal, Marcos Libedinsky; entre outros.