A Conferência Episcopal Chilena (CECH) está preparando um manual com os principais conteúdos e conceitos de educação sexual para que os colégios de todo o país elaborem seu próprio programa com base nesse.

O anúncio foi feito pelo Bispo de Arica e encarregado da área educação da CECH, Dom. Héctor Vargas, que indicou que "como comissão convocamos profissionais muito valiosos e com longa experiência no tema, também universidades, para elaborar um manual onde esteja os principais conteúdos e conceitos da educação sexual".

Espera-se que o guia esteja terminado no próximo ano e, embora não se trate de algo oposto ao que o ministério de educação entrega, é uma contribuição para a educação dos jovens.

Sobre o Plano Nacional anunciado pelo Ministro Bitar, expressou que ainda não o conhece, mas indicou que "na prática muito poucos colégios têm uma proposta sobre educação sexual desde pré-escola, por isso o trabalho ministerial em tal sentido é valioso para que os jovens não sejam educados em um conceito redutivo ou desprovido de valores da sexualidade".

Por sua vez, o Padre Jaime Fernández, destacou o bom que é que se exija que cada estabelecimento tenha este tipo de programa. Também pediu que sempre "a família esteja envolvida, porque é impossível separar a sexualidade de toda uma linha de comportamento ético. Então aí os pais têm a última palavra".